De facto neste jogo, certificou-se tudo menos o jogar bem, nunca tivemos a perder é claro, mas também nunca tivemos consistentes e fortes durante o jogo.
Pretende-se que todos os jogadores sejam consistentes ao longo do jogo, eu até tava para não convocar o Pedro e o Yevgen, e nós estivemos muito mal, eu preciso que todos os jogadores sejam úteis à equipa, marcando pontos, ganhando ressaltos, roubando bolas e assistindo, e não podemos declaradamente jogar somente para um jogador ou dois jogadores, porque se isto continua assim, vamos perder jogos.
Até me podem dizer, que jogamos mal, porque treinamos pouco, ok, aí se calhar perdoou, mas a partir de agora já não há desculpas, já começamos a treinar regularmente, e neste fim de semana com o Tavira quero ver um bom jogo.
De realçar o regresso do Rui Marçal, que até um triplo converteu, teve um bom regresso, não só pelo triplo, como por tudo que fez, já só falta o Alexandre voltar e temos a equipa toda pronta a jogar.
Top 3 deste jogo:
- Pedro Palma com 3 faltas cometidas, 4 sofridas, 1 TO, 17 ressaltos defensivos, 5 ofensivos, 3 desarmes, 5 recuperações de bola, 27 pontos, acabando com 25,75 valores de eficácia.
- Hugo Delgado com 2 faltas cometidas e 2 sofridas, 2 TO, 2 ressaltos defensivos, 3 ofensivos, 1 desarme e 3 recuperações, 1 assistência, 11 pontos finalizando com 4,75 valores de eficácia.
- Miguel Viegas com 3 faltas cometidas, 1 ressalto defensivo, 4 ofensivos, 1 recuperação, 1 assistência, 10 pontos e 4 valores de eficácia.
Só de referir que estatisticamente o proximo era o Rui Marçal que com 2,25 valores de eficácia, graças aos seus 5 pontos, 2 faltas cometidas, 1 ressalto defensivo, 1 ofensivo, 2 recuperações e 4 assistências.
Venha já o próximo jogo...
PS: Fotos tirados por Armando Moura, quem tirar mais fotos, faça o favor de me enviar, para eu meter no blog, abraço
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Para ganhar é preciso jogar bem ?!?!?!?
Publicada por
Tr. Claudio Garcia
à(s)
13:46
6
Afundanços
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Garra e determinação !!!
Agradavel jogo se assistiu no pavilhão em Moncarapacho entre o Ginásio e o Quarteira, tinhamos perdido contra eles num jogo treino por 2, e este jogo cheirava um pouco a vingança dessa derrota, não pela derrota, mas pela maneira como os atletas foram tratados.
Podemos dizer que desde do inicio ao fim o jogo foi todo do Ginásio, tivemos sempre a ganhar, não entrámos receosos, entrámos em força, o que nos deu logo vantagem de 6 ou 8 pontos seguidos, e mesmo assim fomos sempre à procura de marcar mais.
Visto eu já ser treinador desta equipa há dois anos, conhecendo também os iniciados que subiram para esta equipa, mesmo treinando pouco, eu sabia o que era necessário para ganhar o jogo, fazendo algo que não queria, mas visto que isto é uma fase todos contra todos, não posso arriscar resultados, aplicámos a tactica necessária, e conseguimos sempre impor o jogo rápido que o Quarteira tem, acabando nós a ganhar pelo resultado de 97-66.
Deixando os aspectos do jogo, passo para os atletas, pode-se dizer que todos entraram e jogaram bem, mesmo os que jogaram menos (mais oportunidades haverão).
Primeiro cesto de Tiago Viegas num jogo, para delirio de ele proprio e de todo o pavilhão que adorou o seu cesto e a sua alegria demonstrada depois de marcar.
O nosso "Cristiano Ronaldo" André Leiria deu show de bola, marcando dois cestos, e jogando bem, defendendo bem, e até fez um passe espectacular para o Miguel Viegas marcar isolado para o cesto, mas Miguel falhou infelizmente, estreia também de Gustavo Henrique, que não se mostrou nervoso e mostrou serviço.
Nos nossos cadetes de primeiro ano o nosso João Moura, desta vez com menos minutos que no outro jogo falhou as suas duas tentativas de lançamento, mas ganhou um ressalto ofensivo e fez uma recuperação de bola, continua a mostrar que tem capacidades para jogar mais vezes e mais tempo na equipa, e o Hugo Delgado e Marcelo Patricio, ambos jogo a jogo mostram que apesar de primeiro ano, teem grandes abilidades para jogarem no 5, ou mesmo não entrando no 5, entrarem e jogarem sempre, estou muito supreendido com eles, e até mesmo com o João Moura, isto deve-se principalmente a um excelente trabalho do seu treinador anterior Alexandre Dias, que ainda bem continua mais esta época no nosso clube, não vejo melhor treinador para os iniciados sem ser ele neste momento no nosso clube, parabéns e obrigado Alexandre.
Já agora acabo de falar de todos que tiveram no jogo, o Anton Karpov, lá fez um jogo que me agradou, ele sabe que há algum tempo que lhe peço um bom jogo, e hoje voltou a mostrar-me que ainda sabe jogar bem e concentrado, o Carlos Santos baixou de rendimento neste jogo em relação ao jogo anterior, para mim o Carlos tal como o Leiria são jogadores que teem o conteúdo todo de como saber jogar, são inteligentes e sabem ler o jogo, agora por um motivo ou outro que transparece a eles impedem que por vezes possam contribuir mais e melhor, continuem que fazem muita falta a esta equipa.
Duelo do jogo foi entre o Ricardo Ferreira e Miguel Viegas, estou a ter umas dores de cabeça saudaveis com estes dois, jogam na mesma posição, acompanham geralmente o Pedro Palma, e ambos fizeram um excelente trabalho, gostei da determinação do Miguel em querer mostrar uma melhor imagem sobre o que fez no jogo passado, mas continuo a dizer que continua ainda um bocado trapalhão nas suas acções ofensivas principalmente e o Ricardo, parece-me um rapaz que para ele tá tudo na boa, joga sempre com o mesmo estado de espirito, esteve bem, mas pode mostrar mais, e Ricardo ás vezes é preciso ser rijo, agressivo, por outras palavras mostrar os dentes, por isso irrita-te ás vezes, que vais ver que marcarás muitos mais pontos, e ganharás muitos mais ressaltos.
O Pedro Palma e o Yevgen Tynkalyuk são jogadores que estão uns pontinhos mais em cima que os colegas, mas teem muita coisa a melhorar igualmente, o Yevgen só dribla com a mão direita, ou seja, joga sempre com a mão esquerda enfiada no bolso dos calções, e o Pedro tem que confiar mais nos colegas e trabalhar mais para a equipa, o que é muito importante, ainda não vi um jogo em que só um jogador que marque pontos a equipa ganha, posso até dar um caso recente, o Kobe Bryant marcou na epoca passada num jogo 82 pontos, mas a equipa teve que marcar mais pontos para ganharem, senão perdiam, os campos fizeram-lhe muito bem, nota-se a olhos vistos, o seu lançamento está melhor, o drible também, as suas entradas para o cesto também, acho que de dia para dia está a ficar cada vez mais completo.
Top 3 do jogo
- Pedro Palma com 4 faltas cometidas e 4 faltas sofridas, 3 TO, 9 ressaltos defensivos e 5 ofensivos, 5 desarmes e 3 recuperações, 3 assistências, 30 pontos e concluir com 19,25 valores de eficácia.
- Yevgen Tynkalyuk 1 falta cometida, 3 sofridas, 3 TO, 7 ressaltos defensivos, 1 ofensivo, 2 recuperações, 8 assistências, 14 pontos e 13,75 valores de eficácia.
- Ricardo Ferreira 2 faltas cometidas, 5 ressaltos defensivos, 4 ofensivos, 3 recuperações, 12 pontos e 9 valores de eficácia.
Perto ficou o Miguel Viegas com 1 TO, 3 ressaltos defensivos, 6 ofensivos, 2 desarmes, 2 recuperações, 8 pontos e 7 valores de eficácia, falhou os 4 lances livres que fez e falhou 6 cestos de campo.
E de destacar os nossos "meninos" Hugo marcou 10 pontos e o Marcelo marcou 12 pontos, espectáculo.
Força pessoal, para a semana é o Portimonense, recuperações rápidas para o Rui Marçal e o Alexandre Palermo, Cláudio Barbosa e Luis Dias vamos trabalhar para poderem jogar, força.
Publicada por
Tr. Claudio Garcia
à(s)
01:40
2
Afundanços
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Novas regras para 2008/2009
Retirado do site do Farense, aqui vai na integra as novas regras para este ano, caso haja ainda duvidas falar comigo por aqui ou nos treinos.
Alterações às Regras Oficiais de Basquetebol 2008:
Art. 4.3 Equipamentos
Deixa de ser permitido o eventual uso de t-shirts por baixo da camisola oficial de jogo.
Art. 25.2.3 Jogador que cai no chão
É uma jogada legal quando um jogador, que segura a bola, cai e desliza no chão.
Art. 28.1.3 Bola passada para a zona de ataque
A bola passa para a zona de ataque de uma equipa quando, durante o drible da defesa para o ataque, ambos os pés do driblador e a bola estão em contacto com a zona de ataque.
Art. 30.1.2 Regresso da bola à zona de defesa
Não será mais violação se um jogador, saltando da sua zona de ataque, estabelecer uma nova posse de bola para sua equipa enquanto ainda estiver no ar e cair então na zona de defesa da sua equipa.
Art. 31 Interferência e intervenção ilegal
Se um jogador tocar a bola, tendo passado a mão ou o braço através do cesto de baixo para cima, é uma intervenção ilegal (e não uma simples violação), com todas as consequências aplicáveis pela regra.
Art. 36.1.4 Falta antidesportiva
Se um jogador defensor provocar contacto com um adversário por detrás ou lateralmente, numa tentativa de parar um contra?ataque e for o último defensor entre o atacante e o cesto, então o contacto deverá ser julgado como antidesportivo.
Art. 38.3.1 Falta técnica
Uma falta técnica poderá ser sancionada contra um jogador por rotação excessiva dos seus cotovelos (sem que ocorra contacto).
Publicada por
Tr. Claudio Garcia
à(s)
00:43
0
Afundanços
domingo, 12 de outubro de 2008
O espectáculo está de volta!!!
Olá rapaziada,
Estamos de volta e com algumas caras novas, eles irão ser apresentados individualmente assim como todos os jogadores já do ano passado.
Já tivemos três jogos treinos antes do campeonato que começou hoje, e posso dizer 3 jogos, 3 derrotas, 3 situações diferentes.
Primeiro jogo contra o Farense, fomos desfalcados, sem Pedro, Miguel, Rui Marçal, três pedras fundamentais na nossa equipa, tivemos sempre atrás do resultado, sempre a tentar ir atrás, acabámos por perder por 6, num jogo que tentámos fazer a nossa táctica, e viu-se claramente que ainda não há entrosamento na equipa, a maioria dos ataques que fizemos foi por iniciativa individual, e nos ressaltos estivemos muito mal, perdemos muitos ressaltos defensivos e ofensivos ganhamos poucos.
Segundo jogo contra o Quarteira, equipa A, aqui um adversário mais dificil, o Pedro volta a jogar, mas mesmo assim, viu-se que tacticamente a nossa equipa está muito fraca, e no contra ataque muitas dificuldades para passar a bola, o que quer dizer duas coisas, fraca leitura de jogo e também não se acredita nos colegas, há que ter mais confiança. Perdemos por 2, num jogo que promete ser escaldante já para a semana que vem.
Terceiro jogo contra os juniores do Ginásio, aqui os alvos estavam bem definidos, jogarmos bem o nosso ataque, trabalhar ataque e trabalhar muitissimo a nossa defesa, por diversos momentos conseguimos fazer isso, mas uns momentos do jogo em que se fizeram muitos turnovers seguidos, fez com que a nossa vitória escapa-se novamente por 2 pontos.
Nosso primeiro jogo do Campeonato Regional de Cadetes Masculinos 2008/2009, a cabeça do treinador estava em jogo, com três derrotas, já se especulava o trabalho a ser exercido, era importante ganhar este jogo.
Comecamos muito mal, eu tinha advertido à nossa equipa no balneário antes do jogo, que eles poderiam defender zona, e assim o fizeram o jogo todo, a equipa demorou algum tempo a assimilar a zona, e denotou-se uma falta de atenção muito grande, por isso avisei claramente como se atacava aquele tipo de zona, e quando entraram lá para dentro andou-se uns 5m, 6m de jogo à nora, fazendo com que eu tivesse que gastar um tempo de desconto, num periodo em que o Juventude ganhava o jogo.
Quando pedi o desconto de tempo, e com a entrada do Carlos Santos, devido a uma substituição forçada do Marcelo Patricio por causa da blusa que estava de fora (novas regras para este ano), o Carlos organizou bem o ataque contra zona, gritou com o pessoal e fez toda a gente mexer, até no contra ataque.
Estavamos a melhorar, pessoal a entrar, e o resultado a aumentar para nós, na defesa estavámos bem, a recuperar muitas bolas, muitos ressaltos e no ataque estavámos a jogar bem.
Acabamos por ganhar o jogo por 28 pontos, com um resultado de 61-33.
E agora o top 3 do jogo:
- Pedro Palma fez 1 falta e sofreu 5, 2 TurnOvers, 11 ressaltos defensivos, 5 ofensivos, 1 desarme, 8 recuperações, 3 assistências, 27 pontos, no fim ficou com 21,25 pontos de eficácia.
- Yevgen Tynkalyuk fez 2 faltas, sofreu 2, 2TO, 6 ressaltos defensivos, 3 ofensivos, 2 desarmes, 6 recuperações, 15 pontos, onde 3 foram no seu primeiro triplo lançado e também convertido em jogo, parabéns e teve 12,25 valores de eficácia.
- João Moura fez 2 ressaltos defensivos, 3 ofensivos e 8 pontos, não perdeu bola nenhuma, espectaculo, tenho só a dizer a este jogador se conseguir controlar os nervos poderá ser mais util à equipa, pois tem um lançamento à tabela de muita boa eficácia, e a defender ser mais rijo, não há que ter medo de bater :D, parabéns João, obtiveste no fim 4,75 valores de eficácia.
Só para referir que proximos estiveram o nosso "farense" Ricardo Ferreira e o Marcelo Patricio ambos com 3 valores de eficácia.
Para os outros, vamos continuar a trabalhar, para os que na mesma jogaram bem continuar a trabalhar mais, e os que jogaram mal, não desanimar que há mais jogos para mostrar trabalho, este ainda é o primeiro de muitos que se advém, e evidentemente trabalhar muito :D
Bora rapaziada.
NOTICIAS DE ÚLTIMA HORA:
Alexandre partiu o dedo no jogo, vai ficar fora durante três semanas :( as melhoras Alexandre, estamos mesmo com azar, parece que temos que ir à bruxa :(
Publicada por
Tr. Claudio Garcia
à(s)
23:08
3
Afundanços