terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dupla Jornada

Primeiro jogo desta dupla jornada foi com o Ferragudo fora, jogo que ficou marcado sem dúvida nenhum pela ausência de árbitros, e face a esse problema a equipa da casa não arranjou um árbitro para o jogo, logo nós pusemos um colega nosso que está lesionado da mão o Alexandre Palermo a apitar o jogo.
Pode-se dizer que jogo sem árbitros é completamente diferente de um jogo com os mesmos, houve muito contacto físico permitido, muita corrida, enfim, nenhuma táctica.



A equipa adversária era constituída por iniciados e 4 cadetes, e mesmo assim conseguiram marcar-nos 54 pontos, o que é mau, defensivamente a equipa ainda anda um bocado sem rumo, principalmente os grandes da nossa equipa estão a empenhar-se pouco na defesa e a empenhar-se mais no ataque, o que não pode ser, os nossos jogadores pequenos, empenham-se mas é só no inicio, tentam roubar as bolas com as mãos e depois quando são ultrapassados já não recuperam para defender, ficando para trás a ver os jogadores adversários a irem para o cesto, há que melhorar neste capítulo, pois é como a frase mítica nos diz "Ataque ganha jogos, defesa ganha campeonatos".



O que está mal na foto em cima?



Houve um incidente que ocorreu no jogo, e provocou barulho na bancada, a lesão de um atleta da equipa adversária, que foi meu atleta que esteve nas convocatórias da selecção do Algarve de iniciados do ano passado, queira-se esclarecer que falando pelo meu atleta, o contacto foi intencional, e o choque entre ambos os jogadores foi inevitável, pois iam ambos à bola, o que fez aqui grande impacto é que o meu jogador tem mais de 1,90m de altura e um pouco mais de 80 kg's que ao pé do outro rapaz da outra equipa faz diferença onde a diferença de altura e peso era substancial, daqui vai as melhoras para o atleta do Ferragudo e que esteja de volta o mais rápido possível.



Resultado final do jogo 104 - 54



Top 3 do jogo:
- Pedro Palma: 1 falta cometida, 1TO, 10 ressaltos defensivos, 6 ofensivos, 3 desarmes, 6 recuperações de bola, 1 assistência, 30 pontos e acaba com 26 valores de eficácia.
- Yevgen Tynkalyuk: 1 falta cometida, 4 sofridas, 4 ressaltos defensivos, 1 ofensivo, 2 desarmes, 5 recuperações, 2 assistências, 21 pontos e um total de 17,25 valores de eficácia.
- Marcelo Patrício: 4 faltas cometidas, 5 TO, 1 ressalto defensivo, 7 recuperações de bola, 1 assistência, 15 pontos e finaliza com 7 valores de eficácia.



Segundo jogo do fim-de-semana, e um muito esperado, o Farense, clube que tem alguma história e rivalidade connosco, foram à final connosco o ano passado, perderam o campeonato para nós, e foram a única equipa no regional no ano passado que nos conseguiu vencer, e já neste ano num jogo de pré-época voltaram a vencer-nos por 6 pontos de diferença.



Entrámos decididos a demonstrar que da pré-época até agora nós tínhamos evoluído, e que certos erros já não poderiam ser cometidos, de facto a equipa do Ginásio entrou muito forte, sem dar muitas hipóteses à equipa visitante, começamos com um parcial de 10 - 0, depois eles recuperam para 10 - 6, e depois durante uns momentos não passávamos da vantagem de poucos pontos, mas depois novamente e aí pode-se dizer que começamos a defender à seria e recuperamos muitas bolas, não deixamos o adversário lançar facilmente e conquistámos uma vantagem de 30 pontos na primeira parte.



Para quem via aquilo até não parecia realidade, pode-se afirmar que com uma primeira parte deste modo, onde marcámos 54 pontos, qualquer equipa não perde um jogo, mas cauteloso e já sabendo o que se adivinhava, avisei os meus atletas e disse-lhe logo, que pela minha experiência, equipa que marca 54 pontos na primeira parte, raramente consegue igualar a mesma marca para a segunda parte, pois psicologicamente os jogadores que estão a ganhar estão mais tranquilos, e quem perde está mais motivado a dar a volta.



Entrámos para o jogo, e bem dito bem feito, ganhamos o terceiro período só por um ponto, 15 - 14, o que é baixo, avisei os meus atletas que não queria baixar o ritmo, mas eles deliberadamente baixaram o ritmo, não defendendo, só atacando, assim torna-se difícil, e no fim marcámos 94 pontos, mas quando vou ver a estatística, reparo que só 3 jogadores marcaram mais de 10 pontos, 5 não marcaram pontos, outro marcou 8, outro 7, outro 4 e por ultimo 3, muito fraco para uma equipa que tem muito talento, e que de ano para ano está melhor a olhos vistos, agora meninos, não basta ser no papel há que contribuir activamente em prol da equipa, marcando pontos, roubando bolas, ganhando ressaltos, etc, é preciso mostrar trabalho.



Resultado final do jogo: 94 - 65.



Top 3 do jogo:
- Pedro Palma com 2 faltas cometidas, 9 sofridas, 3 TO, 5 ressaltos defensivos, 7 ofensivos, 2 desarmes, 15 recuperações de bola, 4 assistências, 36 pontos e acaba com 28,75 valores de eficácia.
- Hugo Delgado com 1 falta sofrida, 2 TO, 1 ressalto defensivo, 4 recuperações de bola, 26 pontos e finaliza com 13 valores de eficácia.
Nota: Marcou 2 triplos em 2 tentativas, mas é o que digo ao Hugo forte a atacar e muito fraco a defender, é preciso defender mais.
- Marcelo Patrício com 4 faltas cometidas, 1 sofrida, 3 TO, 4 ressaltos defensivos, 9 recuperações de bola, 10 pontos e no total 5,5 valores de eficácia.



Quero só frisar que novamente estamos com uma eficácia inferior a 50% na linha de lance livre, há que melhorar rapaziada, há jogos que se ganham na linha de lance livre, não se pode desperdiçar estas oportunidades, para a semana é o jogo mais forte do nosso campeonato o CBA, não se esqueçam o lance livre pode ser necessário para ganharmos o próximo jogo, por isso, empenho e dedicação.



PS: Fotos cedidas por Armando Moura e Paula Palma.

4 comentários:

Anónimo disse...

há uma foto contra o ferragudo que o joao moura está a fazer mal a jugada =/ esta de costas e era para estar de frente para o cesto =D

Anónimo disse...

Jura marcelo =D

Anónimo disse...

lol

Anónimo disse...

penso k o jogo com o farense foi um bom jogo...jogámos todos, deu bem pra rodar a equipa.nao tenho muito mais a dizer.

Agora o jogo com o ferragudo nao foi assim teo bom.
Além de haver arbitros oficiais (uma vergonha), nao jogámos muito bem. defendemos mal atacámos muito desorganizados,, ninguem sabia as posiçoes k tina de estar. enfim melhores jogos virão

ah e Alex, axo k a tua profissão futura não é ser arbitro de basquetebol. xD ^_^

PS: a minha foto a maracar o triplo ta bueda fixe
ah ganda caracol!!!! lol