quarta-feira, 18 de março de 2009

Primeiro grande jogo da Taça Nacional

Jogo com a Chamusca na nossa "casa", era a equipa que todos apontam para a passagem à fase final nacional.


Estava um dia de sol, toda a gente a aquecer bem no nosso pavilhão, parecia um dia normal, mas não foi, pois o marcador decidiu avariar e sobre protesto do treinador do Chamusca que defendeu os seus direitos, tivemos que ir jogar em casa emprestada, ou seja ao Farense :(


A nossa vantagem casa neste grande jogo esfumou-se ali, era importante além de ganharmos este jogo, ganharmos pela maior vantagem possivel, pois tinhamos ainda que jogar na casa do adversário, e em casa do mesmo número de derrotas, o primeiro critério de desempate é o confronto directo entre as equipas empatadas.


Não começamos bem o nosso jogo, a equipa adversária tinha dois atletas muito bons, mas destaco mais um que era o #8, bom base, que além de jogar para a equipa, sabe quando tem que marcar cestos e sabe quando deve atacar, gostei muito dele.


Tivemos um bocado de dificuldade em defender, experimentamos diferentes maneiras de defender para conseguir parar um bocado a equipa adversária, mas acima de tudo o que eu retiro deste jogo é, NÃO DEFENDEMOS NADA!!!


É verdade a equipa não se baixa para defender, só sabe é dar com os braços para defender, e mesmo isso repara-se nos treinos, cada ataque que uma equipa faz há sempre faltas, e depois em jogos renhidos como este, onde é mais importante saber defender, simplesmente não conseguimos.


Falei aqui do jogador #8, um base pequeno que marcou dos 60 pontos da equipa, marcou 30 pontos, isto não pode acontecer, e acredito se continuamos a defender da mesma maneira, em Chamusca e com sorte árbitros caseiros ficamos com a equipa toda na rua.
Outro aspecto que tenho que salientar foi o grande jogo que Pedro Palma efectuou, jogo dia antes, de facto falhou muitas vezes nas saídas ao jogadores para defender, refugiando-se muitos vezes debaixo do cesto, mas o resto esteve muito bem, parece que o Pedro está a voltar à sua forma.


O outro ponto que venho aqui debater é também a falta de pontos pelo resto da equipa, não pode acontecer só haver dois jogadores a marcarem pontos Pedro e Yevgen, tudo a jogar para eles, e mais ninguém marca pontos, pois digo-vos já, não serve, e iremos perder os jogos todos.


Vendo a estatística observo que perdemos só um periodo que foi o primeiro 16-19, e que ganhamos o segundo por 16-14, terceiro por 14-13, e quarto por 17-14, mas a mim o que vem à cabeça é, estar a ganhar por muitos e a equipa fazer ataques de 10 segundos, onde chegavam ao ataque e lançavam triplos ou penetrar para lançar logo e perder as nossas vantagens.


Lembro-me claramente de estar a ganhar por 8 pontos mesmo a fechar o 3ºperiodo, e nós sofrermos 8 pontos de rajada e acabar o periodo empatados.


Por isso já sabem, é aquela frase que digo vezes e vezes sem conta, "Ataque ganha jogos, Defesa ganha campeonatos", é por este lema que temos que nos guiar.

Resultado final do jogo: GCO 63-60 Chamusca

Top3 do jogo:
- Pedro Palma com 1 falta cometida e 14 sofridas, 3 TO, 10 ressaltos defensivos, 7 ofensivos, 11 desarmes, 3 recuperações, 33 pontos e 30,25 valores de eficácia.
- Miguel Viegas com 2 faltas cometidas e 1 sofrida, 3 TO, 9 ressaltos defensivos, 3 ofensivos, 1 desarme, 1 recuperação, 3 pontos e 4,75 valores de eficácia.
- Yevgen Tynkalyuk com 5 faltas cometidas e 4 sofridas, 7 TO, 2 ressaltos defensivos, 1 ofensivo, 1 desarme, 11 pontos e 2,25 valores de eficácia.


Próximo jogo, outro grande jogo ao mesmo nível do Chamusca, é com Santarém na casa do mesmo, treinar forte para ganharmos forte bora lá.
PS: Esqueci-me de dizer, Carlos Santos, foi trocar as sapatilhas por outras iguais só deu para um treino completo, no inicio do segundo voltaram a rasgar-se.

2 comentários:

Anónimo disse...

;)

Anónimo disse...

este jogo nem merece ser comentado mas pronto....
em primeiro lugar ha que destacar o facto de termos jogado noutro pavilhao que nao o nosso. enfim!..
foi um jogo vivido ate ao fim, em que tivemos pessimamente mal na defesa e um bocado "confusos" no ataque. ninguem tinha ideias.
acabamos por ganhar o jogo,mesmo nao jogando bem.