terça-feira, 1 de abril de 2008

Selecção do Algarve Iniciados Masculinos "Ratinhos Diabólicos"

Abracei este projecto sem estar propriamente a par do que se passava no proprio escalão, visto este ano estar a treinar cadetes, logo a partir daí estive sempre reticente. Tive sempre consciência que o nosso campeonato regional de iniciados estava muito fraco este ano, logo mais uma vez esperanças para uma selecção de sucesso eram diminutas, mas com o passar do tempo, treinos e jogos treinos com a selecção a minha esperança de obter um bom resultado foram aumentando.
Primeiro jogo treino que fizemos foi com os cadetes do Ginásio, ou seja a minha propria equipa, perdemos por 30 e tal pontos, o que acho um bom resultado face à qualidade da equipa de cadetes, mais alta, mais pesada e muito mais experiente.
Segundo jogo contra a equipa de Juniores Femininos do Ginásio, ganhamos por 20 e tal ou 30 e tal, já não me lembro bem o resultado, mas lembro-me que fomos muito agressivos a defender e a lutar pela bola e partimos sempre para contra ataque sempre que possivel, defendemos bem, mas no ataque estava um bocado confuso.
Após esse mesmo jogo fiz a convocatória final dos 12 jogadores, alegria de uns, tristeza de outros, compreende-se mas é a vida, só podia levar 12 :(

Primeiro dia que chegamos a Portimão 24 de Março, mal chegámos, fomos fazer um treino só de ataque que correu mal, assim como o outro treino da tarde que era sobre defesa que correu pior ainda, já estava todo stressado com os jogadores visto no outro dia ir ter um treino de manhã e jogo treino à tarde contra a selecção de cadetes femininos do Algarve.
Enquanto estive no hotel á noite a pensar o que podia fazer e melhorar, lembrei-me de algo e assim parti com essa ideia para o proximo treino. Disse o que pretendia aos jogadores, eles assimilaram bem e fizeram bem, senti no fim do treino que já estavamos melhor.
Jogo treino à tarde, pensava que o jogo iria ser muito equilibrado e que até inclusivé podia perder o jogo, face à grande qualidade da selecção feminina, mas não é para meu espanto que os jogadores estavam diabólicos, correram até mais não, defendiam que até dava gosto, e finalizaram muitos contra ataques, acabámos o jogo a vencer por 50 pontos, 74-24, e o MVP foi Iuri Pimenta.
Último treino, quarta dia 26, foi relembrar diversas situações para melhorar, e lançamentos já que onde estávamos a treinar iria ser o sitio onde iriamos jogar a maior parte dos nossos jogos.

Dia 27 de Março, nosso primeiro jogo no Arena de Portimão, 11h40m, começa o jogo conscientes que iria ser o nosso jogo mais dificil do dia, e notava-se nervosismo nos nossos jogadores, tal foi que acabamos de perder o primeiro periodo por 5-8, resultado muito baixo. Mas depois começamos a fazer o nosso jogo, segundo periodo marcamos 25 pontos contra 11 deles, e ficamos a ganhar por 30-19 e foi assim até ao final do jogo onde o resultado final foi 73-50 onde o MVP foi o Miguel Viana.
Segundo jogo marcado para o mesmo dia ás 16h30 contra Bragança, este sim foi um passeio, continuamos a defender muito forte que foi sempre o nosso forte e logo no primeiro periodo já tinhamos um resultado de 31-2, segundo periodo 54-4, terceiro periodo 79-9 e por fim 110-11, diferença de 99 pontos, que poderia ser muito mais, mas não era a nossa intenção, tanto foi que no fim a equipa jogava para o Bernardo Firme o nosso base, jogador mais pequeno para lançar triplos, e até meteu um eheheh, destaque também para o nosso MVP Carlos Viegas.
Conquistámos o primeiro lugar do nosso grupo, mas no dia a seguir, a tarefa iria ser dura, visto irmos jogar contra os outros dois vencedores dos outros grupos.
Destaque para o seleccionador nacional adjunto, prof. Rui Alves a assistir os nossos dois jogos, assim como o treinador Orlando Simões que viu o jogo da tarde.

Dia 28 de Março deu para descansar até um pouco mais tarde visto o nosso jogo ser só ás 13h contra Viseu e a partir de agora todos os jogos disputaram-se no pavilhão onde tinhamos treinado antes dos jogos, Escola Manuel Castelo Branco. Tinha algumas referências desta selecção, e também com dois jogos que tive no dia anterior deu para melhorar os meus cincos para o primeiro e segundo periodo, e em boa altura o fiz, logo no primeiro periodo entrámos muito forte, com um resultado de 23-6 e logo daí viu-se que o jogo iria correr de feição para nós, logo quis gerir a equipa, pensando que o jogo à tarde podia ser mais dificil e para não haver cansaço acumulado. MVP deste jogo o nosso inglês Luke Lewis que com 3 semanas de prática estava a trabalhar muito bem e a mostrar muito bom basquetebol.
Jogo à tarde, significava que caso vencessemos erámos os vencedores do Grupo B, jogo contra Leiria, a referência que tinha é que havia um jogador deles muito grande que jogava muito também. Então fomos para esse jogo com a ambição que esse jogador não podia receber bola e tinha que estar longe da tabela.
Começamos a jogar e esse jogador também comecou no primeiro cinco, jogo estava a iniciar muito mal para nós, estavamos a defender muito mal, deixavamos sempre alguem sozinho na recuperação defensiva e ele não perdoavam, marcavam sempre. Peço um desconto de tempo pois estavamos a perder 10-2, e mal entrámos reduzimos para 10-8, eles pedem um desconto de tempo e passamos para a frente até que acabamos o periodo a vencer por 16-15, bom resultado e destaque também para a defesa sobre o jogador grande que a equipa fez, fizemos sempre 2x1 sempre que ele recebia a bola perto da tabela, excelente.
Segundo periodo esse jogador já não jogava, fizemos o nosso jogo ou seja defender muito forte e partir para o contra ataque, e acabamos o periodo a vencer 41-23.
Inicio da segunda parte, sabiamos que o jogador grande iria entrar novamente e não é que o tapámos por completo, eles só marcaram 6 pontos e nós 23 pontos, 64-29, jogo já estava na nossa mão, rodei depois um bocado a equipa, e acabou o jogo 75-44, grande alegria dos nossos jogadores e pessoas que nos acompanhavam, MVP deste jogo Miguel Viana.

Sábado 29 de Março, para subirmos para o Grupo A tinhamos que vencer o último classificado desse mesmo grupo, o Alentejo, selecção essa que no ano passado tinha impedido o Algarve de subir, então este jogo tinha um sabor a vingança.
Jogo ás 10h, era a nossa final como era para o Alentejo, comecamos mal, a perder logo no inicio, notava-se nervos nos jogadores, como também cansaço mas não servia de desculpa os outros estavam na mesma situação que nós, perdemos o primeiro periodo por 9 pontos, 10-19. Segundo periodo mais uma vez conseguimos fazer o nosso jogo e irmos para cima do nosso adversário com um parcial de 18-1, já estavamos a ganhar por 28-20, terceiro periodo, estava tudo muito nervoso já que é o periodo que começa-se a jogar com os nossos cincos mais fortes, mas parecia destinado a nossa vitória, ninguém parava os Ratinhos Diabólicos e acabámos o jogo a vencer 73-43 era tempo de festa, fizemos o proposto subir a selecção para o grupo A.
Resto do dia foi só festa, à noite ninguém dormiu após terem vindo da discoteca Katedral, ou dormiram muito pouco tempo, no dia a seguir foi assistir as finais do grupo A, assistir à cerimónia de encerramento, ajudar (alguns) a desmontar os campos no arena, tomar o almoço e voltar a casa.

Uma semana em que houve algo em comum para todos nós, BASQUETEBOL, como dizia o outro isto é melhor que trabalhar, e é verdade sim senhor, estava lá em trabalho, mas estava de gosto, logo considero uma grande satisfação em lá ter estado, obrigado a todos que possibitaram isto, e obrigado aos atletas que ajudaram ao sucesso da nossa selecção, os 12 finais e os outros que também não foram mas ajudaram em muito a nossa equipa.


Constituição da Equipa:
- No topo da esquerda para a direita: Claudio Garcia (Seleccionador), Ruben Kruize, Luke Lewis, Daniel Pereira, Iuri Pimenta, Carlos Viegas, Elson Patricio, João Dias (Adjunto), Daniela Lima (Dirigente)
- Em baixo da esquerda para a direita: Marcos Lopes, Bernardo Firme, Hugo Delgado, Miguel Viana, Johann Guimarães e Maxym Tkachenko

Sem comentários: