terça-feira, 29 de abril de 2008

Do 8 ao 80...

Assim foi a nossa dupla jornada no fim de semana passado, primeiro jogamos contra o Fisica de Torres Vedras um jogo que tinhamos em mente que era para ganhar já que quando jogamos na primeira vez contra eles perdemos por 5 pontos, num jogo que o cansaço esteve visivel desde o 1m de jogo até ao fim, visto que tivemos que abalar ás 6h e tal da manhã para ir fazer um jogo ás 11h da manhã em Torres Vedras, não se faz isto a miúdos mas prontos.

Nosso jogo com o Fisica aqui em casa, foi o pior jogo que já assisti da minha equipa, falhava-se de todas as maneiras e feitios, lances livres não se marcavam, mas tambem na primeira parte lançamos poucas vezes ao cesto, coisa horrivel mesmo, podemos dizer que no primeiro periodo marcamos 8 pontos e sofremos 18, no segundo periodo marcamos mais 6 pontos e sofremos mais 15 ficando 14 - 33 :(
A nossa luta pelo segundo lugar estava a ficar muito longe, mas pensei para mim epá pode ser que consigamos dar a volta na segunda parte como fizemos com o André Resende, mas isso não se viu.
Começamos o terceiro periodo e a missão era recuperar no minimo 10 pontos, para irmos para o 4 periodo a perder por 9, mas o descalabro no terceiro periodo continuou, marcamos só 6 pontos novamente e sofremos 20 pontos, assim não dá mesmo.
Jogadores estavam já descrentes sem objectivos, até o Pedro Palma dizia:
- O que é que podemos fazer agora? Estamos a perder por 33 pontos que queres agora?
Eu respondi prontamente quero que vocês melhorem e treinem já para o nosso proximo jogo contra o Reguengos.
Comecamos o 4 periodo e aí sim jogamos basquetebol, mostramos o que sabemos fazer, lutamos muito para tentar diminuir ao máximo, se nos 3 primeiros periodos marcamos 20 pontos, no ultimo periodo marcamos 26 e sofremos 14, se tivessemos entrado assim no terceiro periodo ainda tinhamos hipotese de ganhar o jogo.
O que retiramos deste jogo ?
Acordar à hora de ir jogar não é aconselhavel, viu-se claramente que os jogadores estavam a dormir em campo, não havia agressividade tanto para defender como para atacar, eu proprio tirei algumas conclusões do jogo, e não só deste, juntando os nossos ultimos três jogos (Fisica, Farense e Imortal) deduzi que a equipa ofensivamente estava sem ideias, tinhamos que dar um proximo passo, passo esse que foi claro para mim após ter visto à tarde o Reguengos a jogar em Albufeira contra o Imortal.
Destaques Individuais do jogo com o Fisica:
- Pedro Palma com 2 TO, 15 ressaltos defensivos, 1 ofensivo, 5 desarmes, 5 recuperações de bola, 22 pontos acabando com 18,25 valores de eficácia.
- Yevgen Tynkalyuk 4 TO, 4 ressaltos defensivos e 3 ofensivos, 1 desarme, 5 pontos, 2,75 valores de eficácia.
- Helder Robalo com 2 TO, 3 ressaltos defensivos, 1 ofensivo, 1 recuperação de bola, 2 pontos e 2,25 valores de eficácia.
Vendo a estatistica e vendo o segundo e terceiro melhor jogador vê-se claramente o que foi feito em campo pela equipa.

Jogo Domingo 11h em Reguengos, abalada 6:30.
Jogo que todos apostavam na vitoria do Reguengos, onde o objectivo era perder pelo minimo de pontos possivel, eu tinha a minha estrategia ja estruturada desde sexta, e como disse o Leiria depois de o jogo ter acabado,
- Fonix Claudio disseste-nos para fazermos algo que podia ter sido o descalabro total e teriamos levado uma abada descomunal (e podia ser verdade)
O meu discurso para os meus atletas foi, pessoal os nossos objectivos já estão muito complicados de conseguir, logo vamos fazer algo inédito, derrotar o Reguengos em sua casa, fazer algo que ninguém até agora conseguiu fazer, então após isto digo aos meus jogadores vamos voltar ás origens, vamos voltar aos iniciados, lembram-se do passe e corte ? Então é a nossa estrategia para hoje, perguntei-lhes se haviam duvidas, ninguem tinha então vamos jogar.

Inicio do primeiro periodo, logo na bola ao ar, algo diferente, conquistamos a bola ao ar e marcamos o primeiro cesto, continuamos a jogar muito forte, e a chave na equipa adversária estava no jogador João Alvaro que todos conhecemos, inicialmente a ser defendido pelo Pedro, não estava a funcionar rapidamente troquei para o Yevgen, também não estava a funcionar, até que pedi um desconto de tempo, porque estavamos a perder, e aí o Rui Carvalho pede para o defender, e que trabalho fez ele, abafou por completo o seu adversário, acabamos o primeiro periodo a ganhar 22 - 11, eu só olhava para o marcador e a pensar o que é que os arbitros vão fazer para que a equipa local consiga dar a volta.
Só um aparte a equipa estava a jogar tão bem que não foi preciso que o nosso grande homem tivesse uma grande fatia do nosso ataque, o Pedro marcou só 2 pontos no primeiro periodo e a nossa equipa marcou 20 pontos, que loucura, nunca tinhamos feito algo assim.
Vamos para o segundo periodo totalmente inspirados e estavamos a novamente a jogar bem, até que a 5m do fim do 2 periodo Pedro "faz?" a 4 falta e tive que o retirar, ele que estava a ser determinante na conquista de ressaltos, mal ele saiu ainda me lembro, a equipa adversária estava a lance livre, e estava o Yevgen e o Helder para a conquista de ressalto, e perderam logo dois ressaltos defensivos nesse lance livre porque o lancador falhou o lance livre, e eu já estava a ver, se não defendemos vamos abaixo, isto numa altura que estavamos a ganhar por "19 pontos", foi dificil a adptação dos nossos homens para ganhar ressaltos, mas eles lá lutaram bastante, fizeram um bom trabalho e voltamos a ganhar o periodo por 2 pontos, num resultado final de 38-25 a nosso favor.

Intervalo tempo de homenagem a João Alvaro, acaba a homenagem conto uma historia sobre homenagens aos meus atletas e eles perceberam onde eu queria chegar.

Terceiro periodo, periodo de um principio de declinio, cada cesto que eles marcavam o barulho no pavilhão era ensurdecedor, posso dizer que estava mais barulho neste jogo que na nossa fase final, parecia uma autentica final que se estava a disputar, era os nossos poucos mas bons pais a gritar por nós que por diversos momentos se fizeram ouvir, contra os adeptos alentejanos. Comecamos mal o periodo o Pedro no banco e defensivamente estavamos mal, eu disse aos meus atletas que a vitoria do jogo era no nosso cesto defensivo, era preciso defender, a equipa adversária estava só a tentar 1x1 para o cesto, e conseguiram muitas vezes, volto a meter o Pedro a 5 minutos quando já estavamos só a ganhar por 2 pontos !!!
Aí lá conseguimos recuperar umas bolas, marcar uns pontos e mantermos na luta, podemos dizer que sofremos 23 pontos no 3 periodo e marcamos 13, 51 - 48 para nós, diferença só de 3 pontos.

Quarto periodo das decisões, digo para os meus atletas pessoal aguentamos até agora, não vai ser neste periodo que vamos perder o jogo, eles foram motivados para ganhar, e assim foi, entramos muito bem, aqui foi tempo do Yevgen brilhar no ataque com 8 pontos marcados neste periodo, estavamos a defender muito bem que ganhamos 15 ressaltos defensivos, só fizemos perdemos 3 bolas, estava a correr bem, até que um rapaz da outra equipa e não só ele, começa a fazer o anti-jogo, vai montar um bloqueio ao Alexandre que esteva a jogar o jogo todo, e no momento que o Alexandre vai passar o bloqueio, esse rapaz agredi com um murro a barriga do Alexandre fazendo que ele vá para o chão e os arbitros não pararam o jogo, foi preciso nós recuperarmos a bola, e o Alberto pai do Alexandre gritar para a arbitragem, e depois até algo inédito, o pai do jogador que agrediu o Alexandre começa a descer as escadas em direcção do Alberto e pensei vai haver porrada entre eles, mas não, comecou a dizer ao filho voltas a fazer isso e levas um par de estalos, foi a partir deste preciso momento que a arbitragem, principalmente o moço novo pequeno comecaram a ser verdadeiros para a modalidade e não tentaram mais prejudicar o nosso trabalho que esteve sempre a ser correcto até ao final do jogo.
Acabou o jogo GANHAMOS AO REGUENGOS resultado final 73 - 64, ganhamos por 9, estavamos todos muito contentes, fomos dar o grito com os pais que estiveram sempre a puxar por nós, parecia uma autentica final.
No fim fomos todos almocar a uma pizzaria hum hum, e o Décio vestiu-se a rigor com uma roupa muito nice mesmo ehehehhe
Destaques Individuais:
- Pedro Palma com 5 TO, 21 ressaltos defensivos, 5 desarmes, 10 pontos e 9,5 valores de eficácia
- Helder Robalo com 1 TO, 7 ressaltos defensivos, 2 ressaltos ofensivos, 1 recuperação, 1 assistência, 12 pontos e 9 valores de eficácia.
- Yevgen Tynkalyuk com 3 TO, 2 ressaltos defensivos, 3 ofensivos, 15 pontos e 6,75 valores de eficácia.
- Rui Carvalho com 11 TO, 7 ressaltos defensivos, 1 desarme e 4 recuperações, 15 pontos e 6 valores de eficácia.
- Décio Sebastião com 3 TO, 4 ressaltos defensivos, 1 desame, 1 recuperação e 15 pontos acabando com 5 valores de eficácia.
- Alexandre Palermo com 7 TO, 4 ressaltos defensivos e 3 ofensivos, 1 recuperação e 8 pontos acabando com 1,25 valores de eficácia.

PARABENS A TODOS, à muito tempo que não tinhamos a equipa toda só com valores positivos de eficácia.



O nosso grande agradecimento aos pais que nos acompanharam e apoiaram bastante


PS1: Falta aqui os pais e irmão do Rui Carvalho
PS2: Mandem-me sempre as fotos que tiram do jogo se faz favor, fazer posts com fotos fica sempre mais giro

Proximo jogo com o Abrantes viagem longa, bora lá equipa é para ganhar, se jogassemos sempre como jogamos contra o Reguengos pelo menos o segundo lugar era nosso de certeza, vamos lá!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pessoal, grande jogo que deve ter sido. Agora é pa continuar!!!
Tive pena de não ir mas os estudos estão em 1º lugar, se houver lugar para mim para ir a abrantes eu vou.

Anónimo disse...

grande jogo equipa!

é para repetir. :)

parece q tou a voltar a minha forma :)