terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Nova dupla jornada de 29/11 e 01/12

Dois jogos num fim de semana prolongado graças ao feriado de 1 de Dezembro, eu não estive no jogo com o São Brás, mas temos o depoimento do João Dias que orientou a equipa nesse jogo.


Jogo com o Sambrasense em casa, com bastantes ausências na convocatória, em especial destaque o treinador Cláudio Garcia, Pedro Palma lesionado, Miguel Viegas e Alexandre Palermo de fora por opção. Apesar de tudo, perspectivava-se um jogo acessível, mas até ao intervalo este jogo poderia ter outro nome, talvez “jogo-treino”, como comprova o resultado de 32-23 a nosso favor.


Antes do início do jogo tentei incutir aos meus jogadores uma atitude pressionante a partir do meio-campo, cortar as linhas de passe e pressionar bastante o jogador com bola e partir em contra-ataque. Acabámos o 1º período a vencer, como comprova o parcial 19-9.


O 2º período começa e o jogo-treino também! Muito permissivos na defesa e pouco aguerridos no ataque, mais parecia um jogo de ping-pong em câmara lenta, acabando com um parcial de 13-14.


Após uma breve reflexão no balneário, uma nova atitude em campo! Muito contra-ataque, e defesa bastante pressioante! Um jogo bonito de se ver, alegria nos atletas, jogadas bem organizadas e com o banco sempre a rodar. Tendo marcado mais pontos no 3º período do que em todo o jogo, acabámos com um parcial de 35-9.


Último período, novamente uma quebra de ritmo em termos defensivos, o que é comprovado pela atitude nos ressaltos, onde apenas um jogador ganhou ressaltos (4), Carlos Santos! Fraca recuperação defensiva, terminando o período com um parcial de 15-18.


De salientar ainda que em termos táctico a equipa respondeu muito bem e muitos jogadores puderam mostrar serviço, uns positivamente e outros ainda com muitas falhas, por isso até à final four temos muito que trabalhar!

Resultado final 82 - 50.

TOP 3:
- Ricardo Ferreira com 1 falta cometida, 3 sofridas, 1 TO, 9 ressaltos defensivos, 5 ofensivos, 3 recuperações, 1 assistência e 16 pontos, terminando com 13,25 valores de eficácia.
- Hugo Delgado com 1 falta cometida, 1 sofrida, 3 TO, 4 ressaltos defensivos, 5 ofensivos, 6 recuperações e 17 pontos, teve 10,75 valores de eficácia.
- Marcelo Patrício com 3 faltas cometidas, 1 sofrida, 1 TO, 1 ressaltos defensivo, 2 ofensivos, 7 recuperações, 4 assistência e 16 pontos, teve 10,5 valores de eficácia.


Segundo jogo foi com o Juventude, e aqui começava a 2ªvolta do campeonato, foi feita uma primeira volta de campeonato excelente, agora pretende-se ainda mais.


Na convocatória o Alexandre Palermo e o Miguel Viegas voltaram, tal como eu, foi avisado os atletas que o Juventude é uma equipa que defende zona o jogo todo, então era preciso saber atacar essa mesma zona.


Para variar demoramos algum tempo a saber atacar a zona, e a recuperar defensivamente, temos feito exercícios nos treinos, para os jogadores recuperarem, foi avisado e até feito nos treinos, exercícios para os lançadores exteriores quando lançam recuperarem em vez de ficarem a olhar para a bola, a ver se entra ou não, e outros jogadores também recuperarem, em vez de ficarem a olhar, pois está visto, que temos que ainda trabalhar mais nesse capitulo.


Perdemos o primeiro período por 6-16, vamos para o segundo período, determinados a dar a volta à situação, não podíamos permitir o Juventude alargar a vantagem, e foi a partir do segundo período que os jogadores puseram a cabeça na sitio e fizeram o pretendido, pois marcamos 24 pontos e sofremos só 6, passamos de uma desvantagem de 10 pontos para uma vantagem de 8 pontos, muito bom.


Vamos para a segunda parte, a pensar que o jogo já iria correr de feição para nós, mas não foi assim, pois tivemos outra vez dificuldades com a zona, mas estavamos a defender bem, tanto foi que o Juventude no terceiro período só marcou 5 pontos, mas nós marcamos 14 pontos, o que garantia irmos mais ao menos à vontade para o último período.


Ultimo período, o nosso pequeno grande jogador, entra para dar baile e enlouquecer a multidão, estou a falar de André Leiria, pois mal entra desata a marcar pontos, outra boa prestação e se calhar a única de encher o olho foi o de Miguel Viegas, pois pede-se cada vez mais que este atleta assuma mais, marque mais pontos, ganhe mais ressaltos, porque na ausência do nosso homem grande Pedro Palma precisamos de alguém para substituí-lo, e o Miguel é esse homem.


Resultado final 54-39, segundo me parece neste fim de semana o meu adjunto fez um melhor trabalho que eu, já se ouvia vozes da bancada a pedir a troca :D

Top 3 do jogo:
- Miguel Viegas com 3 faltas cometidas, 1 sofrida, 4 TO, 8 ressaltos defensivos, 11 ofensivos, 3 recuperações de bola, 12 pontos e 12,25 valores de eficácia.
- Yevgen Tynkalyuk com 3 faltas cometidas, 1 sofrida, 6 TO, 3 ressaltos defensivos, 6 ofensivos, 1 desarme, 2 recuperações, 8 pontos e 5 valores de eficácia.
- Hugo Delgado com 1 falta cometida, 3 sofridas, 4 TO, 2 ressaltos defensivos, 2 ofensivos, 1 desarme, 1 assistência, 6 pontos e finaliza com 4 valores de eficácia.

PS: Fotos tirados por Armando Moura nos dois jogos e Paula Palma no primeiro jogo.

Sem comentários: